sábado, 21 de abril de 2018

Manutenções nas Marias-Fumaças serão feitas com recursos vindos, exclusivamente, para o Turismo



Na última semana, a Prefeitura e mídias da região divulgaram a volta do trem turístico para São Roque. O fato foi comemorado por muitos, mas também causou alguns questionamentos, como: Os recursos utilizados na manutenção não poderiam ser aplicados em outras áreas, como Saúde e Educação?

A resposta é não. Os recursos destinados ao Projeto deverão ser captados junto a órgãos federais e estaduais, a exemplo do DADETUR - Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos. Cabe lembrar que o órgão só encaminha esse dinheiro se for para aplicar em ações turística, caso contrário, a verba deixa de vir para cá e irá beneficiar outras cidades.

A Prefeitura também está buscando parcerias com a iniciativa privada e entidades ligadas à preservação do patrimônio ferroviário, para viabilizar o Projeto o quanto antes e sem custo diretos aos cofres municipais.

Primeiras manutenções
Desde que chegou o trem recebeu limpeza, retirada da pichação, reparos nas infiltrações do teto para não comprometer a parte interna. Está em processo a aquisição de vidros, para substituição dos quebrados, entre outros pequenos consertos. “O objetivo de trazer as marias-fumaças de volta foi, justamente, o de cuidar e não deixar um patrimônio tão lindo e que teve custos para a municipalidade, se acabar em nada”, comenta o prefeito Claudio Góes.

O Diretor do Departamento de Turismo, Márcio Feltrin, ressalta que a exemplo de Campinas e Jaguariúna, a partir do momento que o Projeto entra em vigor, a cidade também passa a se beneficiar financeiramente da atividade. “Com a venda de ingressos, com a geração de emprego e renda, além de atrair o turista para o Centro e, futuramente para outras regiões, como Maylasky”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário