domingo, 4 de outubro de 2015

Um mês para lembrarmos a importância da prevenção



A campanha “Outubro Rosa” é um movimento muito importante que alerta mulheres e homens de todo o mundo sobre a importância da conscientização e prevenção ao câncer de mama.

Segundo o Ministério da Saúde, esta modalidade de câncer é hoje a doença que mais causa mortes entre mulheres no Brasil. Existem diversos fatores relacionados ao aparecimento do tumor, entre eles estão o excesso de peso, a falta de exercícios físicos, problemas hormonais, o envelhecimento, o consumo de álcool e histórico familiar de câncer.

Este tipo de câncer, além de levar à morte, afeta diretamente o psicológico, a autoestima, a imagem e a sexualidade das mulheres. Porém, quando diagnosticado em sua fase inicial, a chance de cura é bastante alta. O quanto antes descoberto e tratado, maiores as chances do tratamento ser efetivo. Daí a importância, cada vez maior, da prevenção.




De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, as duas maneiras mais eficazes para a descoberta precoce da doença são o autoexame e a mamografia. Por isso, é fundamental que as mulheres visitem um mastologista e façam o exame das mamas regularmente.

A maior parte das mulheres deve iniciar a mamografia após os 40 anos e, para aquelas com histórico de câncer de mama na família, o ideal é realizar o exame 10 anos antes do caso ocorrido. Mas, é importante lembrar que todas as mulheres, com vida sexual já ativa, podem e devem fazer o exame regularmente também. O quanto antes se prevenirem, maiores são as chances de cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário