sábado, 24 de outubro de 2015

Instituto Federal realizará roda de conversa com educador José Pacheco na segunda (26)


 O Instituto Federal de São Roque realizará na segunda-feira, dia 26, às 19h, uma “Roda de Conversa” com o educador José Pacheco. A entrada é franca.

José Pacheco, pedagogo português, é um árduo defensor da gestão democrática na educação. Especialista em leitura e escrita é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto. Coordenou e idealizou, desde 1976, a Escola da Ponte, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes.

Impressionado com a experiência da Escola da Ponte, o educador brasileiro Rubem Fonseca escreveu que nessa instituição “as crianças que sabem, ensinam as crianças que não sabem. Isso não é exceção. É a rotina do dia a dia. A aprendizagem e o ensino são um empreendimento comunitário, uma expressão de solidariedade. Mais que aprender saberes, as crianças estão a aprender valores. A ética perpassa silenciosamente, sem explicações, as relações naquela sala imensa”.

A ideia principal, é de que, através destes encontros, estudantes, professores, gestores educacionais e comunidades escolares, se estimulem a debaterem os problemas educacionais, bem como a buscarem alternativas para diversas situações.

Para o Prefeito Daniel de Oliveira Costa, “é uma satisfação recebermos novamente em nossa cidade, agora no Instituto Federal, o Educador José Pacheco, que a cerca de um mês, realizou CEC Brasital uma roda de conversa com alunos da rede municipal, estadual, professores, educadores, e líderes de comunidade, além de vários convidados, para um bate papo, troca de ideias, reflexões pertinentes ao ensino no país e agora poderá compartilhar seu ensinamento com os alunos desta importante unidade de ensino da cidade. Parabenizo a direção do Instituto Federal pela iniciativa”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário