sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Governo do Estado regulamenta Agência Metropolitana de Sorocaba - Último passo na criação da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS)

Região conta com 26 municípios e quase 1,8 milhão de habitantes.


A Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba), criada em 15 de junho, foi regulamentada pelo governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin na tarde desta quarta-feira (14). A medida é o último passo na criação da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

Agora, o diretor executivo da agência será responsável por promover a adoção das medidas necessárias para a implantação efetiva das unidades previstas no regulamento.

Estão entre as vantagens da criação da RM Sorocaba a melhor articulação do transporte público entre as cidades, o fim da cobrança de interurbano nas ligações telefônicas e a integração de ações de segurança pública entre os municípios que compõem a RM.“A região metropolitana é um importante fórum para discutir e buscar as melhores soluções para as cidades envolvidas. A agência vai fortalecer a vocação econômica regional, atuando na prestação dos serviços públicos, atraindo investimentos, gerando emprego e renda”, comentou o governador.

RMS

A Região Metropolitana de Sorocaba foi criada em maio de 2014 e é a quinta região metropolitana do Estado de São Paulo. Possui 26 municípios e aproximadamente 1,8 milhão de habitantes, sendo 11 municípios localizados no eixo das rodovias Castello Branco e Raposo Tavares.

O Produto Interno Bruto em 2012 chegou a R$ 48,7 bilhões, equivalente a 3,5% do PIB gerado no Estado. Destaca-se o município de Sorocaba, com um PIB de mais de R$ 19 bilhões em 2012, situado na 11ª posição da economia estadual.

Os municípios que compõem a RMS são: Alambari (SP), Alumínio (SP), Araçariguama (SP),Araçoiaba da Serra (SP), Boituva (SP), Capela do Alto (SP), Cerquilho (SP), Cesário Lange(SP), Ibiúna (SP), Iperó (SP), Itu (SP), Jumirim (SP), Mairinque (SP), Piedade (SP), Pilar do Sul (SP), Porto Feliz (SP), Salto (SP), Salto de Pirapora (SP), São Miguel Arcanjo (SP), São Roque (SP), Sarapuí (SP), Sorocaba, Tapiraí (SP), Tatuí (SP), Tietê (SP) e Votorantim (SP).


Fonte:
G1 Sorocaba e Jundiaí - 14/10/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário