segunda-feira, 20 de julho de 2015

Departamento de Transito divulga "Zona Azul Digital" no centro de São Roque


A Prefeitura de São Roque instalará o formato de “Zona Azul Digital”, no centro de São Roque, nos próximos dias, segundo informações do departamento de Transito do município. A novidade vai entrar em operação, após aprovação de projetos de Lei, e da conclusão do processo licitatório.

A novidade:

“Zona Azul Digital” ou “Parquímetro Eletrônico” como também é conhecido, o projeto, tem o objetivo, de delimitar automaticamente, o tempo de estacionamento de veículos em vias públicas sinalizadas. As operações serão realizadas, em base inviolável com tecnologia de ponta. Os aparelhos estarão à disposição dos motoristas, que estacionarem seus veículos, nas vagas rotativas da Zona Azul. 

O equipamento funcionará em duas formas, com a utilização de moedas ou com um dispositivo, semelhante a um bottom (que será vendido em diversos estabelecimentos da cidade), que poderá ser recarregado com créditos. Quando for estacionar, o motorista que já tiver os créditos deverá encostar o bottom no parquímetro e utilizar a vaga.

Como utilizar:

Ao estacionar, o motorista irá até o parquímetro, onde na sequência, digitará o número da vaga que estiver estacionado (o número estará pintado no chão), inserirá as moedas ou o bottom, e o tempo começará a ser cobrado. O tempo máximo é 120 minutos. Na próxima semana, a Prefeitura deve divulgar mais informações, inclusive os valores que serão praticados. Os aparelhos serão instalados nas calçadas, ao lado dos estacionamentos. Como serão parafusados, não haverá quebra de calçadas. Funcionam com bateria e recarregam com a luz solar.

Funcionários da empresa contratada estarão disponíveis próximos aos estacionamentos para orientar o motorista. Se algum carro estiver na vaga da Zona Zul, sem o tempo determinado, ou que já tenha se esgotado o período, os agentes de transito serão acionados.

O objetivo, segundo a Prefeitura, não é lucratividade, e sim, a rotatividade das vagas, melhorando e disciplinando os motoristas em relação às vagas. Quem quiser conhecer melhor o aparelho, o departamento de Trânsito está com duas unidades à disposição na sua sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário