segunda-feira, 11 de maio de 2015

Detalhes sobre a Vacinação Contra Gripe Influenza em São Roque


Começou nesta semana, em São Roque, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A iniciativa, realizada pela Prefeitura, por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE), segue até o dia 22 de maio.

Neste período, as ações serão destinadas aos grupos prioritários: Crianças de seis meses até cinco anos de idade, mulheres gestantes e puérperas - mulheres que deram à luz até 45 dias -, trabalhadores da área da saúde, adultos maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protege a pessoa contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.

A expectativa é de que, ao todo, 19.636 pessoas sejam imunizadas no município, sendo 4.401 crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, 1.468 trabalhadores da saúde, 769 gestantes, 126 puérperas e 10.149 pessoas maiores de 60 pessoas.

Todas as unidades de saúde do município estão vacinando, de segunda à sexta-feira das 7 às 16h, e, intensificarão as atividades no sábado, dia 09 de Maio, das 8 às 17h. “A expectativa é que consigamos atingir a meta do Ministério da Saúde que é de 80% do público alvo. Toda campanha que organizamos, conseguimos obter êxito. Nossa equipe se une e o resultado sempre é positivo. Desde já todos do grupo prioritário, devem agendar uma visita ao posto mais próximo para se vacinar”, destacou o prefeito Daniel de Oliveira Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário