quinta-feira, 5 de março de 2015

Trânsito: Antigos faróis serão substituídos por semáforos com luzes de LED



A Prefeitura de São Roque inicia na próxima semana, a troca de todo o sistema de emissão de luzes dos semáforos do município. A partir de agora, os cruzamentos da cidade contarão com os sinais (verde, amarelo e vermelho) sendo emitidos por luzes de LED, muito comuns em televisores e painéis luminosos. 

O departamento de Trânsito retirará as antigas lâmpadas incandescentes, substituindo-as pelas da nova tecnologia. Além de iluminar mais e intensamente, com maior visualização dos motoristas e pedestres, os LEDs consomem menos energia e apresentam maior durabilidade que as lâmpadas convencionais, reduzindo os custos com a manutenção dos semáforos e a economia de energia que chega a 80%. 

Com a novidade, segundo o departamento de Trânsito, não haverá mais problemas com o reflexo do sol ou com outra possível dificuldade de identificação, o que garante mais segurança ao trânsito nos cruzamentos. “Um dos principais objetivos é promover mais segurança nas vias de maior fluxo de veículos e de pedestres em São Roque. Os semáforos com LED possibilitam além da economia, a redução de impactos provocados pelo descarte de lâmpadas incandescentes no meio ambiente, e permitem ainda, uma melhor visualização diurna e noturna. 

Além da praticidade, a sustentabilidade é um ponto positivo na nova tecnologia, devido à variação de corrente e o tipo de filamento das lâmpadas incandescentes e o tempo de duração. Já a LED funciona com uma espécie de transistor que altera a voltagem e dificulta a não interrupção de energia o que gera a economia”, destaca o prefeito Daniel de Oliveira Costa. Ele acredita que já no fim do próximo mês todos os 12 cruzamentos da área central de São Roque já possam estar funcionando com a nova tecnologia.

Mais novidades nos semáforos:
Também na próxima semana, o departamento de Trânsito de São Roque vai instalar os dois primeiros “Controladores Regressivos Digitais” na Avenida Marginal. O dispositivo é um painel digital que mostra o tempo do semáforo para os motoritas. Os condutores poderão acompanhar com atenção no alto ao lado das luzes de semáforo o tempo restante para o sinal abrir. Nos próximos meses, o objetivo é instalar o equipamento em todos os cruzamentos. O mesmo deve ocorrer para o pedestre que, com outro dispositivo, poderá acompanhar o tempo na hora da travessia.

Semáforos inteligentes:
O departamento informou ainda, que o terceiro item da mudança será implantado na sequencia, os chamados “semáforos inteligentes”, que irão abrir e fechar de acordo com o fluxo de veículos em cada cruzamento. A frequência e a quantidade de carros que circula em cada região são determinantes para o tempo do semáforo. Segundo departamento, os cruzamentos já estão sendo preparados para em breve receber a nova tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário