quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Governo autoriza captação de recursos para criação da Orquestra Filarmônica de São Roque

O Diário Oficial da União, na edição de 16 de julho, publicou autorização do governo federal para a captação de recursos, por meio de lei de incentivo fiscal, para a criação da orquestra filarmônica de São Roque. “Estamos trabalhando para isso e agora, com a aprovação do projeto, fica mais fácil obter apoio. Toda equipe está empenhada para que esse sonho da comunidade são-roquense vire realidade o quanto antes, pois significa uma grande conquista para a cultura de nossa cidade”, destacou o prefeito Daniel de Oliveira Costa.

A tratativa para o início da orquestra no Município se deu em uma reunião no final de 2012, entre o então prefeito eleito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa, e o renomado maestro Paulo Rydlewski, que tem seu trabalho reconhecido em nível internacional pela criação da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis em São Paulo.

A partir de 2013, em parceria, a Prefeitura, por meio dos Departamentos de Educação e Cultura, e o Instituto Brasileiro Jornada Ecológica, elaboraram um projeto e o enviaram para o Ministério da Cultura, visando à aprovação, que possibilitasse o recebimento de recursos de empresas privadas por meio de incentivo fiscal. O maestro e a equipe do Ibraje já vêm mantendo contato com empresas, que queiram colaborar com esta importante iniciativa cultural.

Com a criação da orquestra, enfatiza o prefeito, o projeto será complementado com aulas e cursos de instrumentos e luteria (arte ou ofício de quem se dedica a fabricar ou consertar instrumentos musicais de corda). “Os são-roquenses, em especial as crianças e os jovens, terão a oportunidade do aprendizado musical e, com isso, se interessados, até seguir carreira nessa modalidade de arte. Envidaremos todos os nossos esforços para que isso de fato se torne realidade, pois proporcionará um enriquecimento excepcional da cultura de nossa cidade”, ressalta Daniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário