quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Entrada de Carros de Lenha atrai milhares de pessoas em São Roque

Mantendo uma tradição que já se estende há 133 anos, o desfile de Entrada dos Carros de Lenha deu início no domingo, 03, às “Festas de Agosto” de São Roque. Neste ano o desfile homenageou Maria, mãe de Jesus, reforçando sua importância na história religiosa do mundo.
Vários momentos da vida de Maria foram retratados, desde criança até a morte de seu filho. Para demonstrar o tema durante o desfile, atores trabalharam na encenação. Cerca de dez carros alegóricos participaram do acontecimento.
O evento marca a abertura da festividade, que comemora o aniversário de 357 anos da cidade, dia 16 de agosto. Na manhã de domingo, antes mesmo do início do desfile, a população já se aglomerava nas ruas para garantir um bom lugar para acompanhar de perto a programação. Todos os locais por onde o desfile passou foram tomados de pessoas. A festa é uma realização da comunidade católica, com apoio da Prefeitura, em louvor ao padroeiro. “Foi uma festa linda. O que estava ao alcance da Prefeitura foi feito, e desde já, parabenizo toda comissão organizadora pelo empenho e dedicação”, destacou o prefeito Daniel de Oliveira Costa.
O desfile, que começou por volta das 11h, partindo da avenida Bandeirantes, finalizou o trajeto na praça da Matriz. Participaram, ainda, cavaleiros com os pavilhões nacional, estadual e municipal, a orquestra de Viola “Brasil Poeira”, a Corporação Musical Lyra Unense de Ibiúna, entre outros atrativos.
Com muita música e cores, as ruas foram tomadas pelas tradições. Logo em seguida ao desfile, foi feita a Entrada dos Carros de Lenha, com a participação caminhões antigos, tratores e o tradicional Caminhão do Vinho. As doações de lenha, areia, pedra, carvão, água, grama, entre outros, fecharam o desfile. Todos os veículos com doações eram recebidos pelo padre Daniel Balzan e frei Salinho, bem como pelos festeiros deste ano, os casais, Alexandre e Fernanda, Ézio e Helena.

A tradição:
A tradição do desfile de Entrada dos Carros de Lenha começou por conta de um costume dos fiéis da região, de doarem à paróquia produtos de suas propriedades, principalmente lenha. Em 1881, o padre da época resolveu juntar essas doações e exibi-las em um único dia. Assim nasceu à tradição, já que os fiéis traziam suas doações em carros de boi. Com o dinheiro obtido com a venda da lenha doada no primeiro evento, foi adquirida a atual imagem de São Roque, que veio da França.
Do porto de Santos até São Roque, a imagem também foi trazida por carros de boi. Esse ano, os festeiros resolveram não colocar os bois no evento por conta de uma série de fatores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário